Melisma – Um toque especial nas musicas

Cantar é uma atividade bem antiga, existe vários estilos músicas para todos os gostos, mas a verdade é que a música é tão ampla que há muitas áreas a serem estudadas.

Se você deseja estudar canto, vai encontrar uma série d recursos músicas que serve para adornar a forma de se cantar, um desses recursos é a melisma.

 

Melisma em música é a técnica de transformar a nota em sensação de frequência de apenas uma sílaba da letra enquanto ela está a ser cantada ou seja, um alongamento da sílaba em frequências diferentes.

Na música o estilo é aplicado com a melismática, diferente da maneira silábica de cantar, quando cada sílaba da letra da música corresponde apenas uma nota.

Esta técnica de melismática foi muito aplicada em músicas das antigas culturas com o objetivo de causar um efeito hipnótico provocando um certo efeito psicológico nas pessoas, bem utilizado também em cultos religiosos.

Ainda essa técnica é usada em alguns países na música contemporânea como dos hindus e na cultura muçulmana.

No ocidental a melisma é conhecida como canto gregoriano, outros gêneros musicais também utiliza a melisma como o canto barroco, hoje os cantores de músicas gospel usam bastante a tecnica.

No mundo dos famosos temos ótimas referência de melisma como, Whitney Houston e Mariah Carey que emocionam quando em e suas melhores canções utilizam a melisma de forma excepcional.

Existem técnicas e exercícios vocais que ajudam desenvolver a melisma e você poderá começar usar esse recurso e sentir o efeito nos seus ouvintes, mas cuidado para não abusar e incomodar, pois uma melisma mal aplicada em uma canção pode causar repulsas nos ouvintes.

A música é fundamental na vida das pessoas, mas é um mundo que merece muita dedicação da parte de quem estuda e o canto proporciona um estilo de vida bem saudável, entre as várias técnicas que você vai desenvolver a e melisma te dará uma qualidade de voz melhor.

Deixe uma resposta